Make your own free website on Tripod.com
Artigos publicadas em outros periódicos


Artigos publicadas em outras revistas periódicas
      Existem periódicos científicos de alto nível de circulação internacional e nacional de outros países que ainda não estão alistada no Qualis. Journal of Geological Society of Japan e Japanese Magazine of Mineralogical and Petrological Sciences são os exemplos.
      Além dos periódicos científicos, existem periódicos de divulgação científica. Esses publicam os artigos destinados ao público em geral. Os artigos são normalmente menores do que 5 páginas e os conteúdos não precisam ser originais, podendo ser compilação dos trabalhos já publicados. Entretanto, os textos devem ser escritos de forma mastigada. Os manuscritos são submetidos à redação pelo editor, porém não há rigoroso sistema de revisão científica como no caso dos periódicos científicos. Os artigos são documentos públicos, porém considerados como “sem arbitragem”. As revistas de divulgação científica de conteúdos altamente aplicativos aos determinados setores industriais são chamados de “revistas industriais”. Os exemplos nacionais são: Os exemplos nacionais de revistas de divulgação científica são: Scientific American do Brasil (São Paulo), Mineração Metalurgia (Rio de Janeiro), Brasil Mineral (São Paulo), Rochas de Qualidade (Vitória), Pedras do Brasil (Vitória), Ciência hoje (Brasília) e Scientific American do Brasil (São Paulo)

Revistas sem arbitragem

1. Artigo a favor da hipótese do Vulcão de Nova Iguaçu


1.1. Klein, V.C., Vieira, A.C., 1980. Vulcões do Rio de Janeiro: Breve geologia e perspectivas. Mineração Metalurgia, 419, 44-46.

Apesar de não ser de uma revista científica, este foi o único (até 2007) artigo publicado que defende a hipótese do Vulcão de Nova Iguaçu.

2. Artigo contra a hipótese do Vulcão de Nova Iguaçu

Não há.

Renorno à página principal