Make your own free website on Tripod.com
Teses, monografias e relatórios

Teses e Monografias
      Teses para defesa do título de doutor e para dissertação do título de mestrado, junto com as monografias de conclusão de graduação, são documentos internos de caráter particular apresentados para concluir os cursos ou as disciplinas. Não sendo documentos públicos, esses não são classificados como publicações científicas e, portanto não podem ser citados como artigos científicos. Devido a serem documentos particulares, deve-se colocar a anotação "(inédito)".
      Eventualmente, o resumo das teses é publicado nas revistas científicas nas revistas científicas. Neste caso, o resumo tem valor científico. Entretanto, o resumo de uma tese de doutorado que aborda estudos vulcanológicas de Nova Iguaçu não foi publicado. Podem existir demais trabalhos similares, porém devido a serem documentos particulares, há dificuldade de encontrar. A lista abaixa pode ser imperfeita.

1. Trabalhos a favor da hipótese do vulcão

1.1. Klein, V.C. 1993. O Vulcão Alcalino de Nova Iguaçu (Estado do Rio de Janeiro): Controle Estrutural e Processo de Erupção. Tese de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (inédito)

O resumo e os conteúdos desta tese não foram publicados.

1.2. Valente, S.C., Mello, E.F., Palermo, N. 2005. Geologia de uma porção do complexo vulcânico de Nova Iguaçu limítrofe à área de lavra da pedreira Vigné, Nova Iguaçu, RJ Relatório técnico final do Projeto TAC (Termo de compromisso de Ajustamento de Conduta). Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, 72p. (inédito)

Este relatório refutou a existência da cratera, considerando que o vulcão é erodido e as morfologias originais não estão mais preservadas. Porém, os depósitos eruptivos estão preservados graças ao efeito erosivo pouco eintenso desta região tropical. O documento apresentado nesta página é versão somente de texto e a versão completa está presente no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

2. Trabalhos contra a hipótese do vulcão

2.1. Motoki, A., Soares, R., Lobato, M., Petrakis, G.H., Netto, A.M., Sichel, S.E., Aires, J.R. 2007. Rumo da educação ambiental com base na geológica regional de Nova Iguaçu, RJ: de acordo com desenvolvimentos científicos ou desejos populares do vulcão ? Amigos do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu Edição eletrônica, 18p. (aberto ao público)

Renorno à página principal