Make your own free website on Tripod.com
1. O que é vulcão ?
Vulões mais próximos à cidade do Rio de Janeiro: Villarica, um estratovulcão do Chile (esquerda); Morro Redondo, um cone piroclástico da província de Mendoza, Patagônia Argentina (direita).

1. O que é vulcão ?
      Os dicionários geológicos e livros didáticos da vulcanologia definem os termos "vulcão" e "edifício vulcânico" como sendo uma elevação morfológica formada por meio de erupções vulcânicas e conseqüentes acúmulos de materiais eruptivos na superfície da Terra. As morfologias de relevo negativo formadas por erupções, tal como cratera de explosão, também podem ser classificados como vulcão (e.g. MacDonald, 1972; Bates & Jacson, 1987). Segundo Motoki & Sichel (2006), o conceito de "vulcão" abrange vários tipos de morfologias originadas diretamente de erupção, inclusive aqueles que não possuem forma cônica, tais como torres (lava spine), domos (lava dome), escudos (shield), platôs (plateau, mesa) e crateras explosivas (explosion crater, maar).
      Na região continental do Brasil, não há estrutura geológica que se classifica como vulcão. Entretanto, no oceano atlântico, ocorrem grandes edifícios vulcânicos cujos topos aparecem acima do nível do mar, como Fernando de Noronha e Trindade. Esses têm altura aproximada de 4000 m, desde a sua base, que se situa no assoalho abissal, até o topo, acima do nível do mar.
      Para a ocorrência de Nova Iguaçu ser chamada de um vulcão, deve ser comprovado que as rochas vulcânicas aí presentes são formadoras de um edifício vulcânico. Ao contrário, caso essas rochas representam corpos subvulcânicos, a aplicação do termo "vulcão" para as rochas vulcânicas de Nova Iguaçu é inadequada.

Bibliografia

Bates, R., Jacson, J.A. 1987. Glossary of Geology, 3rd edition. McGraw-Hill Book Company, 788 p.

MacDonald, G.A., 1972. Volcanoes. Prentice-Hall, Englewood Cliffs, 510 p.

Motoki, A., Sichel, S.E. 2006. Avaliação de aspectos texturais e estruturais de corpos vulcânicos e subvulcânicos e sua relação com o ambiente de cristalização, com base em exemplos do Brasil, Argentina e Chile. Revista Escola de Minas, 59-1, 13-23.

Renorno à página principal
Próximo assunto